EDIÇÃO

 

TÍTULO DE ARTIGO


 

AUTOR


ÍNDICE TEMÁTICO 
  
 

voltar
voltar à lista de autores

Autor(es)
Mário Eduardo Costa Pereira
é professor do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatra da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Doutor em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise pela Universidade de Paris 7. Diretor do Laboratório de Psicopatologia Fundamental da FMC-UNICAMP. Professor do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Spapientiae, São Paulo.

Alcimar Alves de Souza Lima
é psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

Marion Minerbo
é psicanalista, analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, doutora pela UNIFESP.


Notas

1.        Essa definição positiva e metapsicológica substitui com vantagem o termo excessivamente amplo de "não neurose" dado por André Green (1974) - e que usei no meu livro Neurose e não neurose (2013).



Referências bibliográficas

Figueiredo L. C. (2009). Ética e técnica em psicanálise. 2. ed. São Paulo: Escuta.

Freud S. (1900/1980). A interpretação dos sonhos. Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Trad. dir. Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago. Vol. V.

_____. (1914/1980). Observações sobre o amor transferencial. Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Trad. dir. Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago. Vol. XII.

_____. (1920/1980). Além do princípio do prazer. Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Trad. dir. Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago. Vol. XVIII.

_____. (1937/1980). Construções em análise. Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Trad. dir. Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago. Vol. XVIII.

_____. (1938/1980). A divisão do ego no processo de defesa. Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Trad. dir. Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago. Vol. XXIII.

Klein M. (1946/1978). Notas sobre mecanismos esquizoides. In Os progressos da psicanálise. Org. Joan Riviere. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar.

Minerbo M. (2012). Transferência e contratransferência. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Pereira Leite E. B. (2005) A escuta e o corpo do analista. Tese de doutorado em psicologia clínica defendida da pucsp, sob orientação de Renato Mezan.

Roussillon R. (1999). Agonie, clivage et symbolization. Paris: PUF.

_____. (2001). Le plaisir et la répétition. Paris: Dunod.

_____. (2008). Le jeu et l'entre-je(u). Paris: puf.




voltar à lista de autores
 DEBATE CLÍNICO

O caso do sr. R.

The case of Mr. R.
Mário Eduardo Costa Pereira
Alcimar Alves de Souza Lima
Marion Minerbo

MARIO EDUARDO COSTA PEREIRA
 

Trata-se aqui do relato de uma sessão ocorrida na fase inicial da análise de um homem com queixas de desânimo, tristeza intensa, angústia e paralisia de sua capacidade de trabalhar. Previamente serão apresentados alguns elementos capazes de situar o contexto de sua demanda de psicanálise e algumas breves vinhetas de sessões anteriores àquela que será o objeto central desta exposição, de modo a melhor situá-la nesse período de começo de tratamento.

 

Levanta-se de pronto, quase em sobressalto, quando, pela primeira vez, o chamo na sala de espera. Sorri cortesmente, mas não consegue esconder a angústia de seu olhar, uma certa tristeza, um


topovoltar ao topovoltar à lista de autorestopo
 
 

     
Percurso é uma revista semestral de psicanálise, editada em São Paulo pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae desde 1988.
 
Sociedade Civil Percurso
Tel: (11) 3081-4851
assinepercurso@uol.com.br
© Copyright 2011
Todos os direitos reservados