EDIÇÃO

 

TÍTULO DE ARTIGO


 

AUTOR


ÍNDICE TEMÁTICO 
  
 

voltar
voltar ao sumário


Notas
Quando esta edição de Percurso já estava fechada, tivemos a notícia do falecimento de Rita Cardeal.
Com enorme tristeza, deixamos aqui registrado nosso pesar diante da perda desta colega querida, bastante atuante em nosso Departamento, que fará muita falta.

voltar ao sumário
 EDITORIAL

Editorial

Letter from the editors

"Atención: te estás acercando a una zona peligrosa"

      A frase, escolhida por Elina Aguiar como epígrafe de seu texto, ressoa em nós. Hoje, em conexão a múltiplas situações. No entanto, em seu artigo, o aviso refere-se a um contexto particular. Trata-se do alerta de um GPS - emitido quando da aproximação a um bairro de moradias precárias - que compõe uma das muitas formas evidenciadas pela autora através das quais se perpetua a exclusão social de pobres e indigentes, enredando a todos em uma trama de significações que aniquilam a experiência de si e do outro. Embora diga respeito a uma prática específica, que conversa com as experiências de psicanalistas brasileiros no atendimento a moradores de rua, a leitura do artigo também faz pensar nos efeitos de paralisação e cristalização de lugares diante de significações repetitivas e enrijecidas.
     A seção Debates dá continuidade a esta reflexão sobre práticas clínicas em diferentes contextos - nas ruas, nas praças e nos campos. Os relatos apresentados, de participantes do evento "Clínicas Republicanas e Democráticas, Clínicas Públicas e Abertas", tratam da especificidade e alcance de nossos dispositivos e afirmam sua potência.
     Um mesmo efeito de abertura da escuta é obtido com os textos sobre autismo e TDHD. O primeiro, sobre autismo, percorre a historicidade de sua invenção e aborda a epidemia em curso como sintoma. O segundo, escrito em 2009, se mantém atual. Ambos intervêm na produção discursiva contemporânea e indicam a necessária escuta da singularidade de cada sujeito. Na mesma direção encontra-se o artigo sobre o SUS, que interroga as políticas e gestões em saúde pública.
     Frente a uma realidade gritantemente violenta pelos inúmeros obstáculos que coloca à vida dos cidadãos, à partilha, à pertinência ao mundo e ao bem comum, cabe mais ainda ao analista afinar sua escuta. Este número de Percurso traz esta marca: em diferentes cenários (clínica, ruas, SUS, escolas e instituições) e mediante diversas modalidades de intervenção (enquadre tradicional, psicanálise com crianças, enquadre grupal com uso de mediadores terapêuticos, ação junto a grandes grupos), aponta- se à especificidade da psicanálise.
     Mantendo como eixo a escuta da realidade psíquica, alguns artigos instigam mais diretamente à reflexão sobre as dimensões políticas do sofrimento e expõem a necessidade de considerá-las em todas as formas de intervenção clínica. Outros enfatizam as sutilezas da alma, ressaltando a importância da poesia e da metapsicologia como companhia.
      Destacamos ainda o artigo de Leda Barone que, além de tratar da importância e particularidade da escrita do analista, aporta instrumentos para pensar a questão da indexação das revistas em psicanálise, uma vez que os critérios utilizados pelos órgãos avaliadores não contemplam a particularidade do método e do objeto da psicanálise, configurando-se como verdadeiros "leitos de Procusto".
      Ampliando a circulação da palavra entre nós, a seção Entrevistas concedeu espaço a um grupo de jovens analistas, duas delas aspirantes a membro do Departamento de Psicanálise, que entrevistou Fabio Landa. Em Debates Clínicos, desta vez é Nora Miguelez quem apresenta o caso, e os comentadores são Ana Rosa Chait Trachtemberg e Leopold Nosek.
      Lamentamos o recente falecimento de Carlos Augusto Nicéas. Uma das resenhas, "Um elogio que esclarece: Lacan - movimentos conceituais e a psicose", foi escrita em sua homenagem.
 
Boa leitura!

topovoltar ao topovoltar ao sumáriotopo
 
 

     
Percurso é uma revista semestral de psicanálise, editada em São Paulo pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae desde 1988.
 
Sociedade Civil Percurso
Tel: (11) 3081-4851
assinepercurso@uol.com.br
© Copyright 2011
Todos os direitos reservados