EDIÇÃO

 

TÍTULO DE ARTIGO


 

AUTOR


ÍNDICE TEMÁTICO 
  
 

voltar
voltar à primeira página

Resumo
A personalidade borderline busca inconscientemente a turbulência emocional. Embora doloroso e perturbador, o estado de tumulto é desejado, e paradoxalmente, o encontrar-se num estado de angústia produz gratificação.


Autor(es)
Christopher Bollas

é membro da Sociedade Britânica de Psicanálise, do Instituto e da Sociedade de Estudos Psicanlíticos de Los Angeles, do Instituto de Formação e Pesquisa de Nova York, e do ESGUT (Grupo Europeu de Estudos do Pensamento Insconsciente). Publicou entre outros: A sombra do objeto, Hysteria, A questão infinita (estes três traduzidos no Brasil), Cracking up the work of unconscious e The mystery of things.



Decio Gurfinkel
é psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, professor nos cursos "Psicanálise - teoria e clínica" e "Psicossomática" do mesmo Instituto. Doutor pelo Instituto de Psicologia da USP e autor dos livros Viagens ao informe: o sonhar e a experiência psicanalítica (em preparo), Do sonho ao trauma: psicossoma e adicções (Casa do Psicólogo) e A pulsão e seu objeto-droga: estudo psicanalítico sobre a toxicomania (Vozes).

voltar à primeira página
 TEXTO

O desejo borderline

Christopher Bollas
Decio Gurfinkel


topovoltar ao topovoltar à primeira páginatopo
 
 

     
Percurso é uma revista semestral de psicanálise, editada em São Paulo pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae desde 1988.
 
Sociedade Civil Percurso
Tel: (11) 3081-4851
assinepercurso@uol.com.br
© Copyright 2011
Todos os direitos reservados